Qual É O Perfil Profissional Dos Brasileiros Contratados Na Europa
Se bem que os brasileiros sempre tiveram tendência para sair do país buscando por melhores condições de vida, essa tendência tem vindo a se acentuar. De fato, desde o impeachment da ex-presidente Dilma Roussef em 2016 e depois com o governo do presidente Jair Bolsonaro desde 2019 que o número de brasileiros saindo do país tem vindo a crescer. Se bem que a pandemia do Covid trouxe um abrandamento porque não havia vôos para fora do país, a emigração está aumentado de novo.
O Perfil Dos Brasileiros Que Chegam Ao País Europeu
Ao longo dos tempos, o perfil dos brasileiros que chegam à Europa tem vindo a mudar. Quase que dá para dizer que é um mix de perfis.
Por exemplo, desde há uns meses para cá, o volume de pessoas mais qualificadas está em alta. E se houve um abrandamento na chegada de brasileiros com famílias durante a pandemia, esse número está aumentando de novo. Há também que referir que uma boa parte dos brasileiros vai para a Europa para estudar na faculdade. Essa porcentagem é bem elevada especialmente em Portugal uma vez que a língua é a mesma.
Empregos Para Brasileiros Na Europa
Apesar de todas as mudanças que têm ocorrido ao longo do tempo, você vai encontrar muitos brasileiros trabalhando nos países europeus ainda em empregos pouco qualificados. Empregado de balcão, de supermercado, fazendo entregas e coisas do gênero são ainda profissões bastante dominadas por brasileiros. Claro que com o aumento do volume de brasileiros mais qualificados chegando na Europa, eles têm já outro tipo de facilidade que não têm os brasileiros com qualificações mais baixas. Por exemplo, no caso dos advogados e engenheiros brasileiros, não haverá grandes dificuldades de arranjar colocação no mercado de trabalho português. Afinal, existem acordos bilaterais entre A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e o Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) e as entidades homólogas em Portugal. No entanto, para exercer outro tipo de profissão, os brasileiros terão de se inscrever na ordem respetiva o que pode demorar algum tempo e até ser bastante oneroso.
Mas a situação é bastante diferente dependendo do país onde você decide morar. Por exemplo, no caso da Espanha, eles estão com uma grande demanda por profissionais altamente qualificados. Eles estão pedindo por profissionais estudos de nível superior e experiência profissional. O que é realmente interessante é que algumas empresas na Espanha estão contratando brasileiros qualificados para altos cargos, como de direção ou gerência. E tal como acontece em Portugal, nesses casos, o visto de residência pode ser emitido mais rápido.
Morar E Trabalhar Na Europa É Para Você?
Com tantos países diferentes e com realidades tão diferentes do Brasil, a Europa é um destino cada vez mais atraente para os brasileiros. Se antigamente apenas os brasileiros com menos qualificações pensavam em mudar-se e começar a trabalhar no velho continente, esta já não é a realidade. Com a demanda a aumentar por profissionais mais qualificados, uma nova geração de brasileiros está a ponderar esta opção.